Por falta de pagamento, Policiais Civis deixam de investigar crimes e passam a atender telefone do 190

O ano de 2023 mal terminou, mas já é um dos piores anos no combate à violência da história de Pernambuco. O Governo do Estado ainda não mostrou a que veio e o reflexo é o aumento da criminalidade no estado. Além de delegacias fechadas, o menor efetivo dos últimos 30 anos, um dos piores salários de polícia do país, o problema apresenta ser muito mais crônico do que aparentemente demonstra e atinge a gestão da segurança pública.

Nesse mês de dezembro, os funcionários terceirizados da SDS, responsáveis pelos atendimentos do 190, estão em greve por falta de pagamento de salários e como pronta resposta, o Governo removeu 15 policiais civis de delegacias para o CIODS (Centro Integrado de Operações de Defesa Social). Nas delegacias esses policiais atendiam ao público com registros de boletins de ocorrências e faziam as investigações de homicídios, roubos, estupros, etc, no CIODS, esses policiais atendem telefones.

Sobrou até para os designados. De acordo com o artigo 2º, § 2º da lei complementar 340/2016, os Policiais aposentados não podem ser lotados em unidades fora da PCPE e o CIODS não faz parte da Polícia Civil e, sim, a Secretaria de Defesa Social. O descaso da pasta da segurança pública causou aos pernambucanos uma sensação de completo abandono por parte do governo que nas eleições do ano passado comprometeu-se que iria tratar do tema com a máxima prioridade. Até agora só estamos nos belos discursos e a sociedade espera ação.