SINPOL-PE participa da 2ª reunião do Conselho Estadual de Segurança de 2023
Na última quinta-feira (29) aconteceu a 2ª reunião do Conselho Estadual de Segurança de 2023. Participaram os comandantes de todas as operativas, dentre elas: Gajop, OAB, ONGs e a única representação de profissionais de servidores de segurança foi o SINPOL-PE. Foi falado das questões de investimento para aprimoramento de treinamento para capacitação, das questões estruturantes e também de como ampliar o atendimento de Segurança Pública.
O SINPOL-PE fez duas intervenções. A primeira delas, afirmando que nenhum tipo de implementação política pública vai passar ou vai funcionar adequadamente se não houver um cuidado urgente e imediato com os profissionais de Segurança pública. Os Policiais Civis estão se matando, morrendo e colapsando. O cuidado com a saúde mental foi um compromisso do próprio Governo e até agora não fomos chamados para poder tratar desse assunto. O SINPOL-PE inclusive cobrou a falta de resposta de um ofício pedindo urgente de reunião para tratar dessa questão da saúde mental dos Policiais Civis. Além disso, também foi cobrada a resposta um ofício pedindo uma reunião de urgência com a Secretaria que até agora não foi atendido.
O SINPOL-PE está aguardando e tentando ajudar na capacitação fornecendo cursos, tem um projeto inclusive de curso de abordagem a ser ministrado por instrutores da própria academia de Polícia, mas que acaba esbarrando nessa necessidade de aprovação pela SDS, pela Polícia, para que esses cursos contem para progressão funcional. Além disso, foi falado de toda falta de estrutura, desmotivação financeira e falta de efetivo.
Em outro momento quando a Secretária falou do lançamento do programa Juntos Pela Segurança, o SINPOL-PE pontuou que fica reticente com o plano, pois aguardava que, por ser tão complexo como é a segurança pública, deveria ter sido discutido anteriormente com todas as entidades da sociedade civil, de representação de classe, das Academias, de ONGs, Ministério Público e Poder Judiciário, para que pudéssemos ter um plano amplo e que contemplasse os mais variados problemas que acarretam numa criminalidade elevada como a gente vive em Pernambuco.
De acordo com a Secretária, esse novo programa de segurança estará aberto para todo tipo de contribuição. O SINPOL-PE aguarda, pois há muito para contribuir. O olhar do profissional de Segurança da ponta é fundamental para o sucesso e a não observância disso para o fracasso da política pública.