#ColunaFalaPolicial: TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL

Vou esclarecer o que é TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL , porque a grande maioria das pessoas usam esse termo erroneamente , as pessoas acham que a pessoa que não gosta de participar de eventos sociais ,ou congregar em uma Igreja ,gostam de ficar em casa , não tem uma vida socialmente ativa,às pessoas criticam e dizem essa pessoa tem um Transtorno de personalidade anti social , a falta de conhecimento faz com que as pessoas analisem ,julguem e critiquem um comportamento normal de um ser normal.Estudos e pesquisas mostram que a população carcerária tem um índice de 45% a 66% deste transtorno enquanto que este transtorno afeta a população de modo geralno índice de 0.5 a 3.o%.

Este Transtorno de Personalidade Antissocialestá presente na maioria dos Assaltantes , Estelionatários, Estrupador, Homicidas e indivíduos com temperamento violento ,pois essas pessoas sofrem dessa doença não tem o menor sentimento de empatia pelo próximo.

O QUE É TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL?

O Transtorno de Personalidade Antissocial, vulgarmente chamado de Psicopatia ou Sociopatia, é um transtorno de personalidade descrito noDSM-IV-TR, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros.

O QUE É PSICOPATIA ?

Psicopata, a rigor designa um indivíduo, clinicamente perverso que tem personalidade psicopática. Contudo, essa última categoria nosológica em especial, dá o nome ao grupo conhecido como sociopatas. Estes por sua vez, na perspectiva psicanalítica são os portadores de neuroses de caráter ou perversões sexuais.
A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpapara atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Apesar da psicopatia ser frequente nos indivíduos do sexo masculino, também atinge as mulheres, em variados níveis, embora com características diferenciadas e menos específicas que a psicopatia que atinge os homens. Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, ou como “sociopatia”, cientificamente, a doença é denominada como sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade anti-social

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA O DIAGNÓSTICO ?

Critérios Diagnósticos para F60.2 – 301.7 Transtorno da Personalidade Antissocial A. Um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos, como indicado por pelo menos três dos seguintes critérios:
(1) fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos legais, indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção

(2) propensão para enganar, indicada por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer
(3) impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro
(4) irritabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas
(5) desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia
(6) irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras
(7) ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado outra pessoa
B. O indivíduo tem no mínimo 18 anos de idade.
C. Existem evidências de Transtorno da Conduta com início antes dos 15 anos de idade.
D. A ocorrência do comportamento anti-social não se dá exclusivamente durante o curso de Esquizofrenia ou Episódio Maníaco.

ALGUMAS CARACTERISITICAS DO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL

1-Os indivíduos com Transtorno da Personalidade AntiSSocialfreqüentemente não possuem empatia e tendem a ser insensíveis e cínicos e a desprezar os sentimentos, direitos e sofrimentos alheios. Eles podem ter uma auto-estima enfatuada e arrogante (por ex., achar que um trabalho comum não está à sua altura, ou não ter uma preocupação realista com seus problemas atuais ou seu futuro) e podem ser excessivamente opiniáticos, auto-suficientes ou vaidosos.

2-Eles podem exibir um encanto superficial e não-sincero, ser bastante volúveis e ter facilidade com as palavras (por ex., usar termos técnicos ou jargão capazes de impressionar alguém não familiarizado com o assunto). Falta de empatia, auto-estima enfatuada e encanto superficial são aspectos habitualmente incluídos nos conceitos tradicionais de psicopatia e podem ser particularmente distintivos do Transtorno da Personalidade AntiSSocial em contextos forenses ou penitenciários, onde atos criminosos, delinqüentes ou agressivos tendem a ser inespecíficos.

3-Esses indivíduos podem também ser irresponsáveis e exploradores em seus relacionamentos sexuais. Eles podem ter uma história de múltiplos parceiros sexuais, sem jamais ter mantido um relacionamento monogâmico.

4-Essas pessoas podem ser irresponsáveis na condição de pai ou mãe, o que se evidencia por desnutrição ou doença em um filho, resultante da falta de cuidados mínimos de higiene, filhos dependendo de vizinhos ou parentes para obter alimento e abrigo, deixar de conseguir alguém para cuidar de um filho pequeno quando o indivíduo está fora de casa, ou repetido esbanjamento do dinheiro necessário para as necessidades domésticas.

5-É motivado por um desejo de obter vantagens pessoais ou de explorar os outros, sempre seguido a um desejo de vingança.

 

TRATAMAMENTO QUANDO OBSERVADO PELO PAIS QUE O FILHO TEM UM PRAZER EM SER MALCRIADO ,GOSTA DE BRIGAR ,DE TER UM TEMPERAMENTO VINGATIVO ,QUE MENTE COM FREQUÊNCIA E NÃO ASSUME SEUS ERROS , SE USA DROGAS , SE OBSERVADO ATÉ OS 15 ANOS . O TRATAMENTO É PSIQUIÁTRICO E PSICOLÓGICO E DE DIFÍCIL CURA . SÓ UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO NA VIDA DESSA PESSOA TENDO UM ENCONTRO COM JESUS.

DR. MARCELO EURICO DA ROCHA
LICENCIADO EM PSICOLOGIA -FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS ESUDA
DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA NA UNIVERSIDADE DE ROCHVILLE-MARYLAND- ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA