NOTA DE SOLIDARIEDADE E PESAR

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco vem a público externar nosso profundo pesar pela tragédia ocorrida na madrugada de hoje no município de Camocim, no Ceará, onde quatro policiais civis foram mortos dentro da Delegacia onde estavam trabalhando. Tragédia esta agravada pelo fato do autor ter sido também um policial civil.

Dirigimos toda nossa solidariedade aos familiares, amigos e irmãos de profissão dos escrivães Antônio Claudio dos Santos, Antônio José Rodrigues Miranda, Francisco dos Santos Pereira, e do inspetor Gabriel de Souza Ferreira.

O ocorrido mostra o quanto a carreira policial é extremamente difícil, arriscada e estressante. Ao tempo em que também é delicada, e expõe um triste raio x de questões intrínsecas da segurança pública em âmbito nacional, em que policiais estão por vezes jogados à própria sorte, tendo que lidar com um volume desumano de pressões e cobranças, trabalhando em condições precárias e sem assistência à saúde mental. Problemas infelizmente cotidianamente negligenciados pelas instituições, fazendo com que, lamentavelmente, nos deparemos com tragédias como essa.

Esperamos que todas as circunstâncias do ocorrido sejam esclarecidas o mais rapidamente possível. E que tal fatalidade resulte em ações efetivas e práticas, e numa maior atenção dos governos às categorias policiais.

SINPOL PE – Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco