SINPOL solicita urgentemente à Chefia de Polícia Civil e à SDS uma reparação no sistema INFOPOL quanto à integração com o sistema de Roubos e Furtos de Veículos
O SINPOL-PE protocolou, na última sexta-feira (19), um pedido urgente à SDS e à Chefia de Polícia para uma reparação no sistema INFOPOL em relação à integração com o sistema de roubos e furtos de veículos. Há cerca de três anos, ao registrar um BOE/PCPE de roubo e furto de veículos, a restrição era lançada automaticamente no sistema. No entanto, em quase metade dos casos, após o lançamento da informação, o sistema não atualiza e salva, fazendo com que o veículo continue circulando como se estivesse normal e/ou sem restrição.
Imagine que, diversas vezes, a vítima retorna à delegacia dias ou meses após a ocorrência, reclamando que o veículo continua com restrição. Houve até mesmo casos em que vítimas de ocorrências passadas foram conduzidas pela Polícia Militar para a delegacia, pois o veículo constava como se ainda estivesse roubado ou furtado.
Por diversas vezes, os Policiais Civis são orientados a enviar e-mails para a delegacia de roubos e furtos, solicitando que algum colega realize manualmente a tarefa de inclusão ou exclusão no sistema.
Outro ponto a ser considerado é que, em meio ao aumento de roubos, a queixa não pode mais ser registrada pela internet em Pernambuco. Essa lógica, do nosso ponto de vista, diminui o acesso da população, o que nos causa grande estranheza, pois toda política pública deve buscar ampliar o acesso.
“Em Pernambuco, é muito difícil recuperar um carro, pois só temos uma delegacia de roubos e furtos. Há tempos que a Segurança Pública não é prioridade em Pernambuco, e até agora não vemos mudanças significativas, o que mantém a situação sem melhora. Estamos prestes a completar seis meses de governo, e nenhuma ação foi tomada para nos dar condições efetiva e motivar a categoria para conseguirmos investigar mais e combater essas quadrilhas, não apenas de homicídios, mas também de roubos e furtos de veículos”, afirma o presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti.