Posicionamento do SINPOL-PE sobre a renovação dos contratos de Policiais aposentados nas delegacias de Pernambuco

O SINPOL-PE manifesta sua posição em relação à decisão do Governo Estadual de estender os contratos de Policiais aposentados que desempenham serviços administrativos, como o atendimento ao público nas Delegacias, até o final do mês.

Os contratos de aproximadamente 130 aposentados, que originalmente deveriam ter sido encerrados na semana passada, foram prorrogados até o final do mês pelo governo estadual, visando evitar uma interrupção nos atendimentos. O SINPOL-PE tem sido um defensor dessa renovação, uma vez que a contratação de designados é uma estratégia utilizada para amenizar o grave déficit de efetivo que a Polícia Civil enfrenta há anos.

A gente vem pedindo essa renovação, primeiro foi o SINPOL-PE que negociou essa contratação dos designados já para poder atenuar esse grave histórico déficit de efetivo. Ainda em 2016 foi celebrado um contrato que é temporário e que a gente já vinha alertando da necessidade dele ser renovado, pois são serviços administrativos que fazem muita falta quando você desloca o Policial das investigações para fazer essas burocracias e ainda assim há um buraco muito grande na Polícia Civil.

“Esses contratos precisam ser renovados. Hoje temos aproximadamente 400 Policiais Civis designados no Estado todo. Então é muito preocupante essa realidade. Precisamos de concurso, mas não podemos abrir mão desse efetivo e inclusive de fazer um reajuste, pois esses contratos estão há seis anos sem qualquer tipo de majoração, sem qualquer tipo de discussão sobre uma adequação, pelo menos a inflação e a depreciação que o salário foi sofrendo ao longo desse tempo,” enfatiza o Presidente do SINPOL-PE Rafael Cavalcanti.